Banco Fidis otimiza espaço e reduz custos com instalação do EMC Data Domain

Implantação de nova tecnologia propicia armazenamento mais ágil e menor uso de espaço.

São Paulo— O Banco Fidis, pertencente ao Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA Group), implantou recentemente três unidades do EMC DataDomain, família de soluções para backup, arquivamento e recuperação de desastres com desduplicação de alta velocidade. O upgrade foi parte de um processo de modernização e segurança proposto pelo grupo no início do ano, como forma de atender melhor seus clientes em todo o Brasil.
Entre os desafios mapeados pela parceira IT-One, por meio de um estudo de Disaster Recovery, um dos maiores objetivos foi garantir a integridade dos backups do Banco Fidis com o mínimo de RTO (Recovery Time Objective) em caso de perda de um de seus datacenters. Os consultores notaram que a fita já começava a se mostrar ultrapassada ao trazer duplicações de dados e a constante ameaça da perda física de informação com crashes eletrônicos ou mesmo por falhas físicas.
O banco precisava também reduzir custos de administração e otimizar o espaço, diminuindo também custos de armazenamento. A IT-One apontou a necessidade de uma solução performática e escalável que, ao mesmo tempo fosse multiplataforma, exigindo assim um backup off-site com replicação otimizada dos dados entre os diferentes “sites” com gerenciamento centralizado.
A implantação alcançou os níveis de garantia de integridade e disponibilidade dos backups requeridos pelo Banco Fidis, que ganhou adicionalmente escalabilidade e facilidade de gerenciamento dos sistemas.
Com isso, a EMC e a IT-One instalaram os EMC DataDomain, conectados via SAN (Storage Area Network) com software de replicação avançada de dados, implementando a tecnologia de “desduplicação". Um equipamento EMC DataDomain foi instalado no ambiente da Avenida Barão Homem de Melo, em Belo Horizonte, outro em Hortolândia e o terceiro no Server Room da FCA Automóveis, localizado na cidade de Betim – esta terceira é a plataforma que recebe a replicação das outras duas instalações.
De acordo com Vicente Frederico Gahyva Junior, analista de infraestrutura do Banco FIDIS, o processo foi tranquilo e a IT-One ofertou o serviço de migração das fitas para o Data Domain. “Estamos satisfeitos com o resultado. Conseguimos fazer réplicas online, tempo de backup menor e com maior segurança”, - afirma.
Segundo Junior, o diferencial do EMC DataDomain está na tecnologia. “A tecnologia de “desduplicação” e réplica online foram as que mais pesaram em nossa escolha, independente do manuseio físico. A ação de réplica é configurada para operar na hora programada pela equipe”. O tempo de resposta do equipamento ficou mais rápido e o processo mais simples.
“Para isso, muitas empresas organizam suas fitas físicas e colocam em um cofre para protegê-las. A solução da EMC de backup em disco, cuja maior vantagem é a desduplicação dos dados e menor consumo de espaço que uma tecnologia tradicional de disco, apresenta um custo semelhante ao da fita, porém em uma plataforma de storage físico (EMC DataDomain), também chamado de appliance de armazenamento de dados – ou storage de backup”.
Dessa forma, o Senior Account Manager — Data Protection Solutions (DPS) da EMC diz que a tecnologia permitiu ao banco fazer um triângulo de proteção. “Todos os dados que são criados em Belo Horizonte e Hortolândia são replicados para Betim, o que resolveu o desafio da proteção de dados em caso de desastres”, explica Ko Lam.
O gerenciamento, a administração, otimização do espaço físico, menor custo de armazenamento e RTO do banco foram alcançados por conta do backup estar em disco, pois a própria tecnologia é muito mais rápida para ler as informações que o método anterior, em fita. Na prática, se informações são deletadas sem intenção ou necessidade, demorava-se muito tempo para recuperá-las e processar o restore do armazenamento.
A EMC Corporation (NYSE:EMC) é líder mundial em possibilitar que empresas e provedores de serviços transformem suas operações e ofereçam a TI como serviço. A computação em nuvem é fundamental para essa transformação. Através de produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seus ativos mais valiosos (as informações) de um modo mais ágil, confiável e econômico.|brazil.EMC.com.
IT-One, empresa especializada em prover consultoria, soluções de Private, Public e Hybrid Cloud para ambientes corporativos de TI, com ofertas abrangentes de hardware, software, serviços gerenciados e serviços especializados. Com sede em Belo Horizonte e filiais no Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, possui atuação em todo Brasil, atendendo o mercado corporativo privado e segmento governo. Atualmente possui mais de 120 colaboradores distribuídos em equipes de consultores arquitetos de soluções, vendas, implementadores de projetos, gerência de projeto, serviços gerenciados, administrativo-financeiro e logística. Com inúmeros cases de sucesso em projetos de disaster recovery, proteção de dados, armazenamento, virtualização, alta disponibilidade, gerenciamento e automação, a IT-One é reconhecida como um dos principais parceiros de empresas líderes no mercado de tecnologia como: EMC², VMware, Dell, Oracle, Red Hat, Lenovo, Brocade, Cisco, Microsoft.
 
Fonte: Revista Fator Brasil
Outras notícias

IT-One e EMC se aliam por Backup e Armazenamento as a service

Backup e Armazenamento como serviço. Esse é o negócio central da aliança firmada entre a IT-One, especializada em serviços na nuvem para ambientes corporativos, e a ...

Banco Fidis otimiza espaço e reduz custos com instalação do EMC Data Domain

Implantação de nova tecnologia propicia armazenamento mais ágil e menor uso de espaço.

IT-One lança nova empresa em São Paulo

A IT-One, em conjunto com a Compwire, dois dos maiores parceiros EMC do Brasil, lançaram oficialmente no evento EMC Fórum 2012 /São Paulo, a ICX Soluções. A ICX ...