Armazenamento

As tecnologias de armazenamento e proteção de dados estão entre as que mais evoluem e apresentam novas opções com grande evolução de performance, flexibilidade, segurança e escalabilidade.

A IT-One oferece a seus clientes consultoria especializada em storage, serviços gerenciados, serviços profissionais de implementação e migração de dados, além de uma ampla gama de ofertas dos líderes mundiais de armazenamento.

Quais são alguns dos principais pilares do armazenamento moderno?

Flash

Os meios de armazenamento estão mudando. Flash e memória serão os veículos dominantes para armazenar dados. Por quê? Porque oferecem o desempenho exigido pelos aplicativos de próxima geração e ao mesmo tempo aumentam o desempenho para aplicações tradicionais com melhor custo/benefício do que o disco.

ALTÍSSIMO DESEMPENHO

No mundo do armazenamento as cópias sempre estiveram associadas ao desperdício, mesmo que indispensáveis quando o assunto é garantir desempenho.
Combinar altíssimo desempenho e economia de escala é a tônica da arquitetura dessa solução.
Exemplos de aplicações onde a redundância e o desempenho caminham juntos são: VDI (virtualização de desktops) e banco de dados.
A arquitetura destes equipamentos é totalmente voltada ao melhor uso dos discos Flash. Para isso, geralmente utilizam implementações do tipo scale out (“a união faz a força”).


FLASH, UMA MUDANÇA FUNDAMENTAL

Scale Out

A arquitetura para grande parte do datacenter moderno será escalável por natureza. O “Scale-out” é uma exigência para o presente e para o futuro porque permite gerir eficientemente grandes capacidades de dados.

Em um sistema de armazenamento tipo Scale Out, o aumento da capacidade pode ser adicionado e configurado de acordo com o crescimento das necessidades.
Quando um Sistema Scale Out alcança o limite de capacidade do equipamento, um outro array pode ser adicionado para expandir o volume armazenado de forma quase ilimitada.

 
 

Software Defined Storage

Muitas organizações adotarão o caminho do armazenamento definido por software, o SDS (Software Defined Storage) e do datacenter definido por software, o SDDC (Software Defined Datacenter). Além da economia e flexibilidade, este novo modelo definido por software também automatiza a configuração e implantação de serviços de TI, proporcionando maior agilidade nos negócios.

 
BASEADOS EM SOFTWARE (SDS)

O SDS(Software Defined Storage) é uma abordagem de armazenamento de dados na qual o controle de tarefas relacionadas ao armazenamento fica dissociada do hardware de armazenamento físico. O SDS enfatiza os serviços relacionados ao armazenamento em vez do hardware de armazenamento.  Os diversos benefícios do SDS, inclusive o gerenciamento do armazenamento simplificado, refletem-se em taxas de adoção cada vez maiores.

O armazenamento definido por software é uma grande força do mercado com aceitação e disseminação cada vez maiores graças aos diversos benefícios da tecnologia na administração do armazenamento. Em resumo, o SDS faz com que os profissionais de armazenamento e as organizações de TI consigam acompanhar o crescimento impressionante dos requisitos de armazenamento sem precisar incorrer em mais custos nem complicar mais as operações. E tudo isso de forma bastante fácil, acessível e eficiente.
 
Porém , é importante observar que, como ocorre geralmente com muitas novas tecnologias, as organizações precisam de apoio de especialistas em armazenamento de última geração para analisar e ponderar bastante sobre quais cargas de trabalho de computação são melhores para SDS.

IT-One pode te suportar na avaliação da tecnologia mais indicada para cada necessidade de armazenamento de dados de sua empresa, trazendo os melhores resultados em custos, performance, disponibilidade e segurança.

 

Cloud Enabled

Também é fundamental que o novo datacenter e a estratégia de storage sejam habilitados para integração com a nuvem (Cloud Enabled) para que os centros de dados “on premise” possam aproveitar os benefícios de economia, agilidade e disponibilidade da nuvem quando necessário.


Se uma empresa deseja operar com a agilidade, rapidez e eficiência exigida na era digital, a sua organização de TI deve entregar a ela uma estratégia e sistemas de armazenamento moderno com tecnologias que possam permitir isso.

Conheça algumas das principais soluções de armazenamento IT-One:
 

ARMAZENAMENTO SAN/ISAN

» Densidade: Conseguimos prover diferentes tipos de discos, dos mais rápidos aos mais densos, todos trabalhando em conjunto, de forma a entregar a capacidade de armazenamento necessária.
» Desempenho: Contamos com diversas tecnologias para atingir o desempenho das aplicações mais simples às mais críticas.
» Disponibilidade: Com arquitetura inteiramente redundante, eventuais falhas de um único componente não afetam a disponibilidade dos dados. Adicionalmente, contamos com funcionalidades que permitem realizar copias locais e remotas, a fim de aumentar o nível de proteção dos dados.
» Escalabilidade: Há opções para atender as demandas de pequenos aos grandes ambientes, alcançando petabytes de armazenamento.
» Conectividade: O modo como as aplicações têm acesso aos discos são também flexíveis, já que esta solução possui vários tipos de conexões: SAS (Serial Attached SCSI), FC (Fibre Channel), iSCSI (Internet Small Computer System Interface) e/ou FCoE (Fibre Channel over Ethernet).

Arquivos e Objetos

Dados não estruturados sempre tiveram atenção à parte no que tange a questão do volume. Quando a quantidade desse tipo de dado também aumenta em uma velocidade constante, tratar o armazenamento e a proteção tornam-se situações constantes e preocupantes.
Tratar o compartilhamento de arquivos, armazenamento de mídias digitais como vídeos, áudios ou documentos digitalizados, por exemplo, requer estrutura de armazenamento simples, porém, robusta, escalável e que possua método de proteção adequada.

Para atender as necessidades voltadas a esse tipo de informação, a IT-One oferece soluções específicas que nascem pequenas e crescem de forma espantosa, de maneira a servir diversas aplicações críticas, dispensando ilhas de armazenamento com características idênticas, porém, dispersas e desconectadas.
Dessa forma, através do backup unificado ou da replicação dos dados, até o método de proteção é consolidado, facilitando o controle, agilizando o processo e, principalmente, garantindo a restauração em tempo devido.